Alerta de Vírus Conficker!

Dia das mentiras ameaça computadores!


Os especialistas informáticos temem que o dia de amanhã, conhecido por ser o dia das mentiras, poderá trazer uma ameaça para os computadores. Teme-se que o Conficker, um vírus informático, possa ser lançado amanhã.



Os especialistas informáticos temem que o dia de amanhã, conhecido por ser o dia das mentiras, poderá trazer uma ameaça para os computadores. Teme-se que o Conficker, um vírus informático, possa ser lançado amanhã.

Segundo a página na Internet da Microsoft, o “Conficker é um vírus informático que pode infectar o computador e espalhar-se para outros computadores automaticamente através da rede, sem interacção humana”.

A CNN compara este vírus ao “bug do milénio”, que tanto foi falado na passagem do ano 1999 para 2000 por este ser “pouco fundamentado”. Ainda assim, a mesma fonte revela que este vírus pode já ter infectado entre 5 milhões e 10 milhões de computadores.

Apesar dos aparelhos ainda não terem dado muitos sintomas, Don DeBolt, director da unidade que se destina a investigar ameaças da tecnológica norte-americana CA, defende que, amanhã, um computador central está programado para controlar estas máquinas, que define como “zoombies”.

A Microsoft alerta que se o computador “não tiver instalado as últimas actualizações da Microsoft e do seu antivírus, e se tiver alguns ficheiros partilhados, o vírus Conficker pode conseguir uma execução à distância.”

Essa execução permitirá ao “pirata informático” ter controlo do computador e utiliza-lo para fins maliciosos.

Ainda assim, um antivírus poderá detectar e bloquear o acesso do Conficker, o que faz com que os utilizadores que tenham um programa actualizado estejam perante um risco muito mais reduzido.

Para combater este vírus a Microsoft tem desde Fevereiro uma recompensa de 250 mil dólares (189,32 milhões de euros) para quem conseguisse descobrir quem desenvolveu o Conficker.

A maior fabricante de “software” do mundo tem também uma sistema de limpeza e detecção de vírus gratuito no seu “site” que pode ser instalada pelos utilizadores.




(A imagem está disponível no site da Microsoft, pelo que as legendas estão em inglês)



(Clique para Ampliar!)


Fonte: http://www.jornaldenegocios.pt/

Leia mais: Clique Aqui!